Concorrência
SANTANDER ALINHA NO PUBLICIS E INCLUI A DROGA 5
Publicado emVencedor da concorrência global pela conta do Santander, o Publicis Groupe definiu a Le Pub como agência do banco no Brasil. Em processo regional, entretanto, a instituição escolheu a Droga5 São Paulo para participar do trabalho de comunicação no país.
No processo, o Publicis Groupe venceu as holdings Havas, WPP, Omnicom, Dentsu e IPG.
Embora com participação minoritária no atendimento do cliente, a Droga5 SP, lançada há menos de três anos no país e parte da Accenture Interactive, a agência que David Droga fundou em 2006 em Nova York, já tem em seu portfólio trabalhos para marcas como Netflix, Kavak, Levi’s e Gerando Falcões.
A conta do Santander estava na BETC Havas desde 2023 e antes passou cinco anos na Suno United Creators, numa parceria vitoriosa e premiada entre a agência liderada por Guga Ketzer e o CMO do banco, Igor Puga.
Na época, o banco lançou projeto One Santander, que acabou por eliminar a Suno do processo no Brasil em nome de um alinhamento internacional.
A importância desse anunciante no portfólio do Publicis Groupe pode ser medida pela implementação da Flame, unidade específica que prestará serviços de criação, mídia, produção e dados para o cliente.
Segundo a Kantar Ibope Media, a verba de publicidade anual do Santander no Brasil é avaliada em mais de R$ 350 milhões.
Lançada em 2022 no país, a Droga5 vem se destacando no cenário nacional especialmente pelo trabalho de seu CEO e Creative Chairperson Felipe Simi, eleito naquele ano com o publicitário mais admirado do Brasil pelo Scopen, quando atuava pela Soko, que ajudou a fundar em 2015.
Simi também é Presidente do Observatório da Diversidade na Propaganda, entidade setorial que reúne 30 agências brasileiras trabalhando em ações para a inclusão de grupos subrepresentados na indústria de comunicação.
Cimi divide a liderança da agência com Brisa Vicente, coCEO, que tem passagens por agências como Wunderman, CUBOCC e Grupo ABC. Ela faz parte da lista de top 20 executivas de agências mais admiradas pelos anunciantes, segundo o Agency Scope.