Televisão

MESTRE DO MARKETING NO “GRANDES NOMES”

Publicado em
Raul Nogueira e Francisco Madia

Um dos principais nome do Marketing no Brasil, Francisco Madia, CEO da Madia Mundo Marketing, é o entrevistado da edição do “Grandes Nomes da Propagada” apresentado no último sábado (22) no canal Markket.

Apresentado por Raul Nogueira, o programa está disponível no portal do GNP e no canal da marca no Youtube.

A atração também mostra no quadro “Propagandas Históricas” um comercial de Pakalolo do ano 1991 estrelado por crianças.

Francisco Alberto Madia de Souza, natural de Bauru, é presidente da Abramark, Academia Brasileira de Marketing e autor de mais de 30 livros. Criador do Prêmio Marketing Best, consultor de empresas consagrado com mais de 1.200 trabalhos realizados, entre eles a formação de agências consagradas como Almap BBDO e Lew’Lara.

Antes de se graduar em Direito pela USP em São Paulo, na sua cidade tentou a carreira como futebolista, chegando a jogar com Zoca, irmão de Pelé, no infantil do BAC, o Baquinho, Bauru Atlético Clube,, chegando a treinar com o Rei do Futebol.

Seu primeiro contato com o Marketing foi através de um anúncio no Estadão, marcado pela mãe, em 1966. Se especializou na área através de uma série de cursos, como Marketing e Mercado de Capitais da Fundação Getulio Vargas e New York University.

Criou a Madia & Associados em 1971, empresa de consultoria empresarial, tem em seu currículo a participação decisiva na criação e reposicionamento de duas das marcas de maior valor do país, Itaú e Bradesco.

Fundou a Madia e Associados, Consultoria Internacional de Marketing no dia 1º de setembro de 1980. Em mais de 40 anos, realizou, com sua equipe de consultores, mais de 1.200 trabalhos para mais de 500 empresas de todos os portes e setores de atividades. Esses trabalhos envolveram a construção e gestão de mais de 3.000 marcas diferentes de empresas, instituições, personalidades, celebridades, produtos e serviços.

Desde um primeiro livro no ano de 1990, “Causos de Marquetim”, Madia escreveu e publicou até agora 30 livros, entre eles Marketing Pleno, Os Axiomas do Marketing, O Grande Livro do Marketing, Os 50 Mandamentos do Marketing e três livros sobre seu eterno mentor, criador da Administração Moderrna e de sua ideologia, o Marketing, Peter Ferdinand Drucker.

Seu livro Os 50 Mandamentos do Marketing venceu a maior premiação para livros no Brasil. O Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro no ano de 2005.

Atualmente, escreve uma coluna semanal de artigos e comentários sobre administração e marketing, desde agosto de 1971, seguramente uma das colunas sobre negócios mais longevas do mundo.t