Eventos

RECIFE TAMBÉM COMBATE ASSÉDIO NO CARNAVAL

Publicado em

Cenário de importunação e assédio contra mulheres, o Carnaval conta com muitas campanhas abordando o tema;

A prefeitura do Recife, que já realiza diversas políticas e ações de enfrentamento à violência de gênero, também lança a campanha Manual de Como não ser um Babaca no Carnaval, criada pela agência Ampla.

A ação educativa alerta sobre condutas abusivas e oferece orientações sobre como denunciar e buscar apoio. A proposta traz mensagem direta e clara, refletindo a urgência de conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema.

A música-tema, composta por Joyce Alane, mistura frevo, pop e brega, sintetizando a diversidade e a autenticidade do Carnaval recifense, ao mesmo tempo em que reforça o valor de um ambiente de respeito e liberdade para todas as pessoas.

“Com time predominantemente feminino envolvido na criação e produção do conceito, o Manual do Babaca reafirma a ideia de que ‘depois do não, tudo é assédio’. Para aproximar ainda mais o público da campanha, realizamos uma apresentação nas ruas, incentivando a participação ativa da população”, explica Juliana Queiroz, CBO da Ampla.

Neste ano, a divulgação da campanha começou antes mesmo da abertura oficial do Carnaval, com pocket show surpresa nas ruas do Recife Antigo. Joyce Alane e Thayzinha subiram ao palco na Avenida Rio Branco, cantando o tema da campanha e algumas de suas próprias músicas, cativando os foliões.

Além da performance ao vivo, o clipe da campanha contou com participação da influencer e humorista Carol Maloca, agregando ainda mais engajamento e identificação do público com a mensagem. O registro audiovisual da apresentação, foi transformado em peças para TV, redes sociais e rádio.

A comunicação contará ainda com materiais impressos, como o “Manual de Como Não Ser Um Babaca no Carnaval”, que, além das dicas sobre como agir, oferece informações cruciais de onde e quando as mulheres podem pedir ajuda durante a folia.

Criação de Ana Victória Borges, Ana Santiago, Betinho Montenegro, Lenivaldo Leni, Mirella Lemos, Sthéphanie Leal e Thaís Vital, Head de Criação Lenivaldo Leni e Thiago Pitt e direção geral de Manuel Cavalcanti.

Aprovação de Danielle Lima, Ana Braga, Igor Gazatti e Flávia Lemos