Ação Social
GREENPEACE VÊ OUTROS PLANETAS NA TERRA
Publicado emOrganização ativista ambiental mostra no Dia da Terra, com imagens aéreas, o que não parecer ser o nosso planeta
Com objetivo de mostrar o impacto da crise climática provocada pela ação humana, principalmente na Amazônia, nova campanha do Greenpeace faz novo alerta no Earth Day, lançado em 1970 nos Estados Unidos e oficializado pela ONU em 22 de abril de 2009.
Com criação da Beta Collective e dos Irmãos Meirelles, a campanha “Que Planeta É Esse?” é composta por imagens reais, sem uso de inteligência artificial, de locais do Brasil que foram impactados pelas mudanças climáticas.
O filme mostra regiões da Amazônia como Tefé, Porto Velho, Rio Negro, Rio Coari, além de imagens da seca em Gilbués, no Piauí, registradas pelo diretor Fabio Meirelles e pelo fotógrafo Ícaro N. Silva.
Com tomadas aéreas de secas, queimadas e desertificação, o material audiovisual retrata o solo desértico e a estiagem. As cenas provocam a reflexão sobre como a intensidade e gravidade dos eventos extremos estão desfigurando paisagens naturais.
“Que Planeta é Esse?” tem a premissa de conscientizar e sensibilizar diferentes públicos, com um material que impacta e deixa um recado claro sobre a urgência do agir para contornar os trágicos cenários que já são realidade.
“Já estamos vivendo os impactos da mudança do clima nas nossas vidas, mas ainda é possível fazer diferente para evitar que a situação se agrave. Apoiando nosso trabalho conseguimos mobilizar mais pessoas e atuar na responsabilização de quem precisa ser responsabilizado e impulsionar as soluções que precisam ser priorizadas”, diz Laura Leal, diretora de Engajamento do Greenpeace Brasil.
Além do filme, a estratégia de divulgação inclui conteúdos para as redes sociais e uma ação de mídia out of home, que durante uma semana transforma o Parque do Ibirapuera numa exposição a céu aberto, com seis imagens, que compõem essa série, com o apoio da Action OOH.
“A vida e o planeta Terra da forma que conhecemos estão em risco”, lembra Bernardo Tavares, Fundador e diretor de Criação da Beta Collective.
“Muito se fala sobre encontrar água em outro planeta, mas pesquisando sobre algumas regiões do Brasil, percebemos como é urgente comunicar sobre a necessidade de cuidar do nosso próprio planeta, que cada vez mais se parece com outros”, complementa.
Criação de Marcelo Monzillo, Guilherme Cruz, Fabio Meirelles, Bernardo Tavares e Rodrigo Aranha, com direção criativa de Bernardo Tavares.
Fotografias de Christian Braga, Daniel Beltrá, Marizilda Cruppe, Fabio Meirelles, Ícaro N. Silva. Trilha Sonora da Mugshot.