Mercado

NOVA EMPRESA ANTECIPA RECEBÍVEIS NA PUBLICIDADE

Publicado em

Odé Solutions surge para ajudar agências, produtoras, anunciantes, TVs e Streaming

Suyan Mariotti e Maristela Acquaviva

Especializada em antecipação de recebíveis, oferecendo liquidez para produtoras, agências, TVs, plataformas de streaming e anunciantes, a Odé Solutions surge no mercado preencher uma lacuna crucial na indústria da comunicação, marcada por longos prazos de pagamento, problemas de desencaixe de fluxo de caixa e informalidade.

A empresa atua através de operações estruturadas com FIDCs, factoring e securitizadoras. Foi criada a partir da expertise e força de duas mulheres de 50 anos empreendendo em um modelo inédito na indústria da comunicação brasileira.

A Odé foi idealizada por Suyan Mariotti, profissional com mais de 30 anos de experiência de atuação no mercado audiovisual, e Maristela Acquaviva, empresária e administradora com vasta trajetória e vivência nos desafios financeiros do setor.

“A Odé Solutions surgiu quando constatamos uma lacuna desafiadora no mercado que nos levou a esse novo modelo legalizado, justo, eficiente e conectado com as demandas atuais”, diz Suyan Mariotti.

“O segmento precisa de capital inteligente e este é o nosso jeito de transformar a experiência acumulada em soluções reais para a indústria criativa, provendo recursos com agilidade, respeito e visão de futuro”, completa Maristela Acquaviva.

Diferente das instituições financeiras tradicionais, a Odé Solutions trabalha por operação, sem criar vínculos permanentes ou exigir garantias pessoais, utilizando parceiros homologados na CVM e instituições financeiras relevantes.

“Entendemos o risco, e como fazer o dinheiro circular. Odé Solutions é um movimento para destravar o setor. Nosso compromisso é com o desenvolvimento do mercado de comunicação no Brasil, com crédito, estrutura e confiança”, explica Maristela.

“Nosso modelo se baseia na inteligência de crédito, análise de risco setorial e estruturação jurídica adequada. Com isso, conseguimos antecipar valores com segurança e agilidade. A produtora ou agência se cadastra de forma gratuita para ter seu crédito pré-aprovado. Precisando antecipar recebíveis, basta apresentar a nota fiscal do trabalho e o contrato de produção. Com esse lastro de garantia, o processo de aprovação é rápido e legal”, afirma Suyan.

Um dos grandes diferenciais da Odé Solutions é o seu aplicativo para prestadores de serviço PJ, que permite antecipar recebíveis de forma rápida e transparente, combatendo a informalidade e as taxas abusivas.

“A Odé apresentou suas possibilidades ao Sindcine, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual. Foi importante ouvir a percepção do sindicato sobre os processos do mercado. Na outra ponta da cadeia, estão os técnicos, que também serão beneficiados tendo acesso a crédito facilitado. Esperamos, com isso, criar uma dinâmica de pagamentos mais organizada”, acrescenta Maristela.

Antes mesmo de sua apresentação oficial ao mercado, a Odé já tem cerca de dez cases de parcerias concretizadas com diferentes players da indústria criativa nacional.

A Odé também está em fase avançada de estruturação de um fundo internacional voltado para financiamento de longas-metragens brasileiros. O fundo contará com aportes de investidores privados europeus, asiáticos e latino-americanos, que aplicarão recursos com retorno focado em bilheteria, tornando-se sócios dos projetos.

O vencedor do Oscar ‘Ainda Estou Aqui’, teve um investimento robusto na campanha de divulgação, e se mostrou bastante eficiente, com muito prêmios recebidos, o que consequentemente gerou uma grande arrecadação de bilheteria.

“O mercado de filmes do Brasil está acostumado a captar valores com leis de incentivo, editais e fundos governamentais. Ter acesso a um pool de investidores privados tornará mais exigente os planos de negócios dos projetos, afinal, um investidor quer saber de retorno financeiro e cada filme é tratado como um produto que deve performar e dar retorno. Estamos aqui para ajudar nessa construção de relação”, finaliza Suyan.