Festivais

FIAP APRESENTA JURADOS E EDIÇÃO 2013

Publicado em
Marcet, Valente e Ferrentini: parceria pelo Fiap

Com patrocínio do SBT, a edição 2013 do Festival Ibero Americano de la Publicidad foi apresentada em São Paulo pelo diretor geral do evento, Daniel Marcet. Criado em 1969 na cidade de Rosário, Argentina, o Fiap chega à sua 44ª realização, desde o ano passado em Miami. O Fiap 2013 conta com parceria da Associação das Agências Hispânicas dos Estados Unidos e será promovido de 29 de abril a 1º de maio no hotel Éden Roc, em Miami Beach. Nizan Guanaes, chairman do grupo ABC, que decidiu apostar no Fiap como vitrine da propaganda latino-americana para o mundo, prestou depoimento em vídeo afirmando que o apoio das agências e empresas de sua holding visa consolidar o Brasil na liderança publicitária da região. Glen Valente, diretor Comercial e de Marketing do SBT, disse que a emissora faz questão de estar próxima do mercado publicitária e patrocinar eventos como o Fiap e a edição 2013 do Film Lions de Cannes, por acreditar que contribui para que os trabalhos da propaganda brasileira continuem com qualidade acima da média. Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, representante oficial do Fiap no Brasil, enalteceu a parceria do SBT e do grupo ABC, apoios que mostram uma unidade da publicidade brasileira em busca de sua consolidação na região. Marcet apresentou algumas novidades da edição 2013 do Fiap, como a criação da categoria de Efetividade Criativa, capaz de mostrar que um case pode ter maior eficácia se construído com criatividade e que terá como presidente do júri João Ciaco, da Fiat e da ABA. Pedro Cappeletti, da Grey141, será o segundo presidente de júri do Brasil, comandando a área de Promo e Marketing Direto. Marcet também lembrou que personalidades como Martin Sorrell, Toni Segarra e Mark Tutssel já confirmaram suas palestras em Miami e que o Fiap criou uma premiação para campanhas históricas, citando como exemplos os cases do Garoto Bombril e da Parmalat, do Brasil. O diretor do festival apresentou ainda Hugo Rodrigues, da Publicis, como jurado brasileiro do The Cup, festival intercontinental que será realizado na próxima semana em Istambul. Esse evento avalia finalistas do Fiap (Iberoamerica), Golden Drum (Leste Europeu), AdFest (Ásia e Pacífico) e AD*DC (Clube de Diretores de Arte da Europa).

Jurados brasileiros do Fiap, Rodrigues do The Cup, e os organizadores

No encontro também foram revelados os nomes dos dez profissionais brasileiros que integrarão os vários júris do Fiap. São eles: Luiz Sanches (Almap BBDO em Cine e TV), Pedro Cappeletti (Grey141 em Gráfica e presidente de Promo e Marketing Direto), Guga Ketzer (Loducca em Copa Iberoamerica e Rádio), Aaron Sutton (Mood em Campanhas Integradas e Rádio), Murilo Lico (Fischer & Friends em Inovação em Meios), André Piva (Lov em Interativo), Carlos Silvério (G2 em Design), Thomas Roth (Lua Nova em TPA-Técnicas de Produção Audiovisual), Edson Giusti (Giusti Comunicação em PR) e João Ciaco (Fiat e ABA) em Efetividade Criativa. As inscrições para o Fiap 2013 estão abertas e são feitas online no site do festival.