Festivais

CANNES LIONS DISCUTE SEU CRESCIMENTO

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Costa: propor julgamento prévio

Realizar um julgamento prévio de peças deixando para exibir no Palais des Festivals apenas os finalistas premiáveis será uma das propostas a serem levadas para a próxima reunião do grupo Emap, em Londres, por Fábio Costa, diretor de Mercado Anunciante do Estadão, representante do evento no Brasil (Vote na Enquete). Costa apresentou um resumo do Festival Mundial de Criatividade de 2011 e os planos para as próximas edições. O que o mercado classifica como um crescimento exagerado e gigantismo que impede aos quase 10 mil delegados acompanhar as atrações do evento, para os organizadores representa um avanço da criatividade em várias áreas e não só da publicidade, atividade que originou o festival na década de 50. Em encontro com Phil Thomas, ceo do Cannes Lions, em setembro, o diretor do Estadão discutiu o aumento da importância do Brasil para o festival. O país teve, proporcionalmente, um aproveitamento em troféus muito maior do que o líder Estados Unidos, por exemplo, com relação ao investimento em inscrições e mesmo considerando-se a verba total de comunicação aplicada em cada mercado. Outro fator destacado é o aumento de participação de anunciantes, o que indica o grande interesse que o festival desperta em quem investe nas estratégias em busca de resultados mercadológicos. Fábio Costa também adiantou que o Estadão procura nomes novos para representar o País nos vários júris, para justificar a busca por novas formas de comunicação, especialmente as integradas, acompanhando a tendência mundial do marketing. Em 2011 o Brasil conquistou 66 Leões incluindo o troféu de Agency of the Year conquistado pela Almap BBDO, ficando em quarto lugar no ranking de países, atrás de Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. O mercado brasileiro inscreveu 2.640 peças e enviou 855 delegados ao festival, num universo de 9.382 profissionais, sendo 15% desse total representado por executivos de anunciantes. Este ano o  Cannes Lions recebeu 28.500 inscrições e distribuiu 847 Leões.

 

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BRADESCO PRESENTE NO CIRQUE DU SOLEIL

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No quarto ano consecutivo de patrocínio, o Bradesco comemora o título da atual temporada do Cirque du Soleil no Brasil, “Varekai”, que no idioma “Romani”, língua dos ciganos, quer dizer “Onde quer que seja”, alinhado com o conceito “Presença” adotado pelo banco. A ação ganhou campanha criada pela Neogama BBH, composta de comercial, vinhetas e anúncios impressos. As peças apresentam as várias maneiras pelas quais o Bradesco se faz presente na vida dos brasileiros, do Internet Banking aos aplicativos para celular, passando pelo atendimento Bradesco Dia &Noite. O comercial é composto por cenas do espetáculo com palavras sobre a ação do banco, cuja letras flutuam no cenário do Cirque du Soleil. A empresa de ativação Insula, ligada à Neogama, criou ações de ativação do Bradesco com relação ao patrocínio, como estandes com displays de tamanho real que permitem ao público tirar fotos no cenário do circo. A criação é de Rodrigo Bergel, Leandro Hermann e Daniel Poletto, com direção criativa de Alexandre Gama e Márcio Ribas e direção geral de Gama. A produção é da Vetor Zero / Lobo, com direção de Mateus de Paula Santos e Nando Cohen.

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Agências

W MC CANN RECEBE COMITÊ MUNDIAL DE CRIAÇÃO

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Olivetto: avaliação criativa

Washington Olivetto vai comandar o 4º Creative Leadership Collective do McCann Worldgroup, comitê responsável pelas diretrizes da Criação global das agências da rede. As três primeiras edições do evento, que será realizado entre 26 e 29 de setembro na sede da agência em São Paulo, foram realizadas em Hamburgo, Dubai e Cannes. Além de Olivetto, participam do comitê Carol Lam (Xangai, China), Chavo D’Emilio (Miami, EUA), Curt Detweiler (São Francisco, EUA), Linus Karlsson (Nova York, EUA), Monica Moro (Madri, Espanha) e Prasoon Joshi (Índia). Ao lado dos criativos, estarão presentes Nick Brien, ceo mundial do McCann Worldgroup, e Luca Lindner, presidente do McCann Worldgroup para América Latina, África e Oriente Médio. O Creative Leadership Collective também terá a missão de avaliar os melhores trabalhos do grupo no último trimestre de 2011. Os trabalhos vencedores serão premiados no Creative Excellence Challenge.

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Empresas

GRUPO JBS CONFIRMA A FISCHER & FRIENDS

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O grupo multinacional brasileiro JBS, maior processador de proteína animal do mundo, confirma entrega de sua conta de comunicação para a Fischer & Friends. A agência vai responder pela publicidade, branding e ativação das marcas Friboi e Swift. A empresa também comercializa as carnes especiais das marcas Swift Maturatta, Swift Orgânico, Swift Angus e Açougue Swift e Hamburgueres Friboi. Antes de confirmar a parceria, a agência realizou um profundo estudo de marcas e auditoria de cadeia nos últimos seis meses. “A escolha da Fischer é fundamental na estratégia de construção de marcas líderes e agregação de valor ao portfólio de produtos e serviços, nosso foco para os próximos cinco anos”, justifica Renato Costa, presidente da divisão de Carnes do grupo JBS.

 

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Campanhas

FALCÃO ASSINA “MUITO MAIS QUE HOT DOG”

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Com o conceito “Muito mais que hot dog”, a Perdigão, da BRF Brasil Foods lança mais uma campanha dentro de sua estratégia “Abrir o coração”. O objetivo atual é mostrar ao consumidor que as salsichas da marca podem ser ingredientes para uma grande variedade de pratos e não apenas para acomodarem-se no meio de um pão no tradicional cachorro quente. A estrela da campanha é o cantor brega-chique como ele mesmo se define, Falcão. No filme, ele canta uma adaptação de sua famosa paródia ”I’m not dog no”, uma variação de “Eu não sou cachorro não”, de Waldick Soriano. A campanha é da Young & Rubicam, com criação de Alexandre “Xá” Vilela e Felipe Gall e direção criativa dos dois mais Rui Branquinho e Flávio Casarotti. A produção é da Cine, com direção de Clóvis Mello, fotografia de Fê Oliveira e áudio da Zeeg.

 

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Agências

GIOVANNI + DRAFT FCB ANUNCIA CÁSSIO ZANATTA

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Zanatta: 16 Leões em Cannes

Cássio Zanatta, que deixou recentemente a DM9 DDB, é o novo diretor executivo de Criação da Giovanni + Draft FCB de São Paulo, onde dividirá o comando criativo com Benjamin Yung Jr. A agência vinha sendo dirigida nessa área por Benjamin, ex-Head of Art, desde a saída de Ricardo John, que se transferiu para a JWT. Zanatta foi diretor de Criação na Almap BBDO, na qual atuou por 14 anos, e já trabalhou também na Young & Rubicam, África e recentemente na DM9 DDB. “Cássio é desses raros profissionais que reúnem um grande currículo e uma atitude pessoal discreta, sem as vaidades que costumam contaminar nosso mercado. Por essa soma de talento e personalidade ele estava na minha lista premium há muito tempo”, diz Adilson Xavier, presidente e diretor nacional de Criação da Giovanni + Draft FCB. Zanatta já conquistou 16 Leões no Cannes Lions, festival do qual já foi jurado, além de vários prêmios em festivais internacionais como Clio, London, Nova York e Fiap.

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Campanhas

POPULAR DA NISSAN COMBATE “ABOBRINHAS”

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Um comercial inteligente, criativo e divertido, que não polemiza nem cita os concorrentes lança o primeiro carro popular japonês do mercado brasileiro, o Nissan March. A campanha, criada pela Lew,Lara TBWA apenas trata os concorrentes como “abobrinhas”, que no linguajar cotidiano do brasileiro significa “besteira”. O filme destaca a mesmice existente no processo de apresentação de novos modelos no segmento, mostrando que com apenas poucas modificações um carro popular é considerado uma novidade de um ano para outro. “Queremos mostrar que o March é um carro versátil, acessível e desenvolvido totalmente do zero com os maiores níveis de perfeição que a cultura japonesa exige”, destaca Carlos Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan do Brasil. A assinatura da campanha é “Tenha um carro novo de verdade. Chegou Nissan March. Agora todo mundo pode ter um carro japonês”. O comercial também será veiculado no canal oficial da Nissan no Youtube  com um complemento bem humorado. A estratégia conta ainda com o aplicativo “Disfarçador de Mesmices” presente na Fanpage da Nissan no Facebook. Nele, os usuários poderão disfarçar a mesmice de seus amigos inserindo divertidos acessórios como bocas, narizes, olhos, chapéus, bigodes, entre outros, e depois compartilhar a imagem no seu mural.Criação de Cesar Herszkowicz, Max Geraldo, Toni Fernandes e Leo Claret, com direção criativa de Jaques Lewkowicz, Manir Fadel e Mariana Sá. Produção da Hungry Man com direção de Carlão Busato e fotografia de Russo Loyola. Áudio da Satélite e locução de Paulinho Ribeiro. Criação online de André Barreiros, Israel Oliveira, Cesar Herszkowicz, Max Geraldo, Toni Fernandes e Leo Claret.

 

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DIA SEM CARRO “PUNE” OS ESQUECIDOS

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Quem esqueceu do “Dia Mundial sem Carro”, celebrado na última quinta-feira  (22) arriscou-se a encontrar seu veículo estacionado em ruas da cidade de São Paulo totalmente cercado por vasos de plantas e um aviso: “Ano que vem,  não  esqueça  – 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. SWU. Começa com você”. A ação de marketing de guerrilha foi criada pela Fischer & Friends para o movimento Starts With You. Alguns motoristas se  depararam com este cenário que impossibilitou  a  retirada dos carros. Imediatamente, porém, as  “vítimas” foram informadas sobre o que estava realmente acontecendo.  Todas  reagiram  bem  à brincadeira e receberam saquinhos com sementes  para  que  plantassem  árvores em troca da poluição causada pelos carros que deveriam ter ficado em suas casas. Criação de Rafael Moreno e Widerson Souza, com direção criativa de Daniela Ribeiro e Diogo Mello e direção geral de Mário D’Andrea. Head de Convergência Pedro Porto.

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VídeoBlog

VIDEOBLOG “PERSONALIDADES” COM LUIZ SANCHES

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Luiz Sanches, diretor geral de Criação da Almap BBDO ganhou o primeiro de seus 63 Leões de Cannes aos 22 anos de idade. Há 16 ele está na agência, onde começou como diretor de arte. Entre seus trabalhos favoritos, a campanha dos cachorros que parecem com seus donos, comerciais da Pepsi como “Reverência”, com Roberto Carlos, “Caramelo!”, do chocolate Twix, e os premiados “Cachorro Peixe” e “Tradutor”, da Volkswagen. A realização é da Other Side Brasil, com direção de Lílian Mendes, produção executiva de Carlos Renato e edição de André Riolo. Assista.

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Mídia

CINEMARK ABRE FLIXMEDIA E VENDE PUBLICIDADE

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Adriana: foco em publicidade

A partir do próximo dia 1º de outubro a rede Cinemark, líder do setor no Brasil com 439 salas, 30% de share e dona de 70% do mercado de cinemas em São Paulo, passa a comercializar seus espaços publicitários em  telas e salas de espera e exibição. Para tanto a empresa abre a Flixmedia sob o comando de Adriane Cacace, diretora de Marketing América do Sul da rede. A profissional, que participou do start up da Cinemark no País, em 1996, atuou por 12 anos na rede e volta agora após três anos na Time 4 Fun. Conforme ela explicou, a Flixmedia tem a exclusividade de toda a rede Cinemark e após sua consolidação vai se abrir ao mercado e buscar a representação de outros exibidores. Com isso, a Kinomaxx, que vinha realizando esse trabalho, passa a ser encarada como concorrente. “Fizemos uma transição tranqüila e no início a Kinomaxx ainda vai representar a Cinemark em alguns mercados brasileiros, mas não em São Paulo, o maior do País”, esclarece ela, em resposta à uma afirmação de Carlos Rocha, ceo da Kinomaxx. A publicidade é atualmente a terceira fonte de receita da rede Cinemark, depois da venda de ingressos e da área de alimentação. A idéia é aumentar esse faturamento e a importância da publicidade na arrecadação. A comercialização de publicidade nos cinemas inclui a exibição de comerciais e a promoção de eventos nas salas de exibição e de espera, como degustação de produtos e ações de merchandising. A rede Cinemark tem sede em Dallas, nos Estados Unidos e o mercado brasileiro já se tornou um dos mais representativos no cenário internacional da companhia.

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